quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A Diplomática e a Tipologia Documental no contexto arquivístico




Neste post vamos explicar a relação entre o universo das bebidas e a diplomática e tipologia documental. Quando pensamos em bebidas nos vem na mente os sabores, as cores, as texturas, bar, festa, amigos, mas nunca o pensamento que envolve tudo isso, como a ficha técnica da bebida, o designer do rótulo, informações da composição, qualidade atestada ou mesmo a história jurídica que a compõem. Não tem como relacionar esse tema à diplomática sem falar de falsificação, já que a diplomática trata da análise da estrutura formal do documento, isto é, o documento diplomático é o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico.
A tipologia documental é a extensão do estudo da diplomática. Consiste em analisar e nominar espécies de documentos com funções determinadas (LOPES, 2009, p.213). Tipologia para fácil entendimento, funciona como a ciência por trás de um drink que consumimos, ela é o contexto, a história. Ou seja, a diplomática analisa a informação do documento, a tipologia analisa o contexto que esse documento se insere em determinada instituição além do próprio documento.
Sabendo que o Brasil é um dos maiores falsificadores de rótulos de bebidas do mundo, fica fácil entender como vamos inserir isso no estudo da diplomática e tipologia documental. Quando se altera um rótulo ou as informações da composição geralmente quer-se camuflar algo, ou porque a bebida vendida não corresponde a qualidade supostamente oferecida, ou pior, alterações na ficha técnica do produto para torná-lo mais barato.

Pesquisa conduzida pela Universidade de São Paulo – USP, em 2012, mostrou que a maioria das marcas comerciais apresentava a substituição da cevada pelos tais "cereais não malteados" (derivados de milho e arroz) perto do percentual máximo de 45% permitido pelo Decreto Federal nº.6.871/09, que regulamenta a produção de bebidas. O problema é que essa substituição não é exposta ao cliente de forma clara. Os fabricantes reduzem o custo de produção e mantém as vendas como se fosse um produto de melhor qualidade. Para pessoas com intolerância ao glúten ou celíacas essa falsificação pode trazer consequências graves. A única cerveja pilsen, de venda popular, hoje vendidas no Brasil com controle de fabricação e condizente com as informações de composição é a Heineken®.

Referências: 

1 - BELLOTTO, H.L. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002 (Projeto Como Fazer 8).
2 - LOPES, L.C. A nova arquivística na modernização administrativa. 2. ed. Brasília: Projecto Editorial, 2009.
3 - BECK, M. Em 4 anos, mais de 100 mil garrafas falsificadas de cerveja no Brasil.  Disponível em: http://blogs.oglobo.globo.com/dois-dedos-de-colarinho/post/em-4-anos-mais-de-100-mil-garrafas-falsificadas-de-cerveja-no-brasil-548013.html Acesso em: 09/10/216
4 - PRADO, L. Porque beber apenas Heineken. Disponívelm em: http://leonprado.net/porque-beber-apenas-heineken/ Acesso em: 09/10/216

Imagem: http://www.mundodastribos.com/trabalhe-conosco-heineken-brasil.html Acesso em: 09/10/2016

9 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog! Muito bom a leitura do texto! sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema de vocês, esse blog tem aquele gostinho bom da vida. Quero ver a ligação de diplomática com Drinks. Parabéns galera :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marina, faremos o máximo para mostrar essa ligação ;)

      Excluir
  3. O grupo Cinema e DTD também veio parabenizar o grupo! Sucesso no semestre!

    ResponderExcluir
  4. O tema e a proposta do blog são bem interessantes! O texto foi bem contextualizado com o tema do grupo, reforçando a questão da autenticidade e da tipologia como o vínculo entre a diplomática e a arquivístiva, já que traz para a análise o contexto de produção. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse texto. Texto claro e de fácil entendimento. Tema interessante.

    ResponderExcluir
  6. A forma em que relacionaram o tema com o contexto foi muito bom, a postagem tem uma grande referência do texto que foi proposto e isso deixou claro o que o grupo quer mostrar com seu tema.
    Grupo: Cinema & DTD

    ResponderExcluir
  7. Excelente tema. Gostei do post e da apresentação em sala. Acompanhando e aguardando a oficina!

    ResponderExcluir